terça-feira, 30 de junho de 2009

Manipulação

Durante a última semana assistiu-se a diversos factores que previsivelmente nos levariam ao desfecho que se verificou no último jogo do campeonato de Júniores entre Sporting Vs S.L.Benfica.
A tentativa dos dirigentes do Sporting foi clara, tentar intimidar o máximo possivel os jogadores do Benfica, árbitros e os próprios adeptos Benfiquistas.
Ficou claro que tudo o que se pretendia era simplesmente criar-se um clima de "medo" à volta do jogo, pois era necessário a todo o custo o Sporting ganhar o jogo para se sagrar campeão de Juniores.
A forma como o jogo foi tratado pela parte dos dirigentes do Sporting apenas pode ser considerada leviana, ao querer a todo o custo manter o jogo na Academia de Alcochete. Era ponto assente e o Benfica avisou atempadamente que a academia de Alcochete não reunia as condições necessárias para um jogo que quer pela sua importância quer pela carga emocional à sua volta deveria ter sido feito em Alvalade.
Ao organizar-se um jogo deste não se pode descurar a segurança e convenhamos que apenas 30 Policias para controlar cerca de 3000 pessoas é manifestamente muito pouco. Mas até ao jogo tudo bem, até se pode acreditar que todos estavam a agir de boa Fé.
O pior foi quando se usaram as tácticas de guerrilha a que já nos habituaram tanto F.C.Porto como Sporting, em que fazem as claques de apoio ao Benfica começar a entrar já bem depois da hora do começo do jogo (quem não recorda o que se passou este ano em Alvalade e no Dragão?) .
O que se passou no momento em que a claque de apoio ao Benfica começou e entrar para assistir ao jogo, lembra um qualquer jogo de um pais de 3º Mundo.
Segundo as versões que nos foram apresentadas quer por RTP e Sic em que de uma forma já bem conhecida destes canais manipulam as imagens de uma forma vergonhosa cortando nada mais nada menos do que 11 segundos de imagens e mostrando apenas os adeptos Benfiquistas a arremessar pedras e outras coisas.
De uma forma porca e baixa tentou-se manipular a opinião pública ao tentar mostrar-se ao País que foram os adeptos Benfiquistas quem começaram as agressões mas a verdade é que não fossem as imagens divulgadas pela TVI24 talvez não se soubesse que quando a claque de apoio ao Benfica entra no recinto se assistiu a uma chuva de pedras sobre eles.
Tudo isto é lamentável de parte a parte sejam do Sporting ou do Benfica, mas tudo isto era previsível de acontecer pois estava em jogo o titulo de Juniores e a forma leviana como os directores do Sporting trataram este jogo apenas poderia dar nisto.
Neste momento assiste-se de parte a parte todo o tipo de acusações mas a verdade é que, os responsáveis do Sport Lisboa e Benfica sempre alertaram que a Academia de Alcochete não tinha as condições necessária para este jogo, o que os Srs. do Sporting fazem neste momento é apenas sacudir a água do capote e tentar julgar os outros e atribuir as culpas a outros quando na verdade a organização do jogo era só deles e eles tomaram todas as decisões que nos levaram a estes tristes acontecimentos.
A FPF decidiu entretanto que não haverá lugar a repetição do jogo até porque o Benfica deseja o jogo em campo neutro e o Sporting deseja a continuação da pouca vergonha em Alcochete. Resta-nos esperar pelas decisões da FPF mas desde já... Receio muito receio das decisões que poderão vir a ser tomadas por aquele órgão já que sempre foram exemplares a responsabilizar o Benfica e a deixar os verdadeiros arruaceiros impunes.

Sem comentários:

Enviar um comentário