terça-feira, 30 de junho de 2009

Manipulação

Durante a última semana assistiu-se a diversos factores que previsivelmente nos levariam ao desfecho que se verificou no último jogo do campeonato de Júniores entre Sporting Vs S.L.Benfica.
A tentativa dos dirigentes do Sporting foi clara, tentar intimidar o máximo possivel os jogadores do Benfica, árbitros e os próprios adeptos Benfiquistas.
Ficou claro que tudo o que se pretendia era simplesmente criar-se um clima de "medo" à volta do jogo, pois era necessário a todo o custo o Sporting ganhar o jogo para se sagrar campeão de Juniores.
A forma como o jogo foi tratado pela parte dos dirigentes do Sporting apenas pode ser considerada leviana, ao querer a todo o custo manter o jogo na Academia de Alcochete. Era ponto assente e o Benfica avisou atempadamente que a academia de Alcochete não reunia as condições necessárias para um jogo que quer pela sua importância quer pela carga emocional à sua volta deveria ter sido feito em Alvalade.
Ao organizar-se um jogo deste não se pode descurar a segurança e convenhamos que apenas 30 Policias para controlar cerca de 3000 pessoas é manifestamente muito pouco. Mas até ao jogo tudo bem, até se pode acreditar que todos estavam a agir de boa Fé.
O pior foi quando se usaram as tácticas de guerrilha a que já nos habituaram tanto F.C.Porto como Sporting, em que fazem as claques de apoio ao Benfica começar a entrar já bem depois da hora do começo do jogo (quem não recorda o que se passou este ano em Alvalade e no Dragão?) .
O que se passou no momento em que a claque de apoio ao Benfica começou e entrar para assistir ao jogo, lembra um qualquer jogo de um pais de 3º Mundo.
Segundo as versões que nos foram apresentadas quer por RTP e Sic em que de uma forma já bem conhecida destes canais manipulam as imagens de uma forma vergonhosa cortando nada mais nada menos do que 11 segundos de imagens e mostrando apenas os adeptos Benfiquistas a arremessar pedras e outras coisas.
De uma forma porca e baixa tentou-se manipular a opinião pública ao tentar mostrar-se ao País que foram os adeptos Benfiquistas quem começaram as agressões mas a verdade é que não fossem as imagens divulgadas pela TVI24 talvez não se soubesse que quando a claque de apoio ao Benfica entra no recinto se assistiu a uma chuva de pedras sobre eles.
Tudo isto é lamentável de parte a parte sejam do Sporting ou do Benfica, mas tudo isto era previsível de acontecer pois estava em jogo o titulo de Juniores e a forma leviana como os directores do Sporting trataram este jogo apenas poderia dar nisto.
Neste momento assiste-se de parte a parte todo o tipo de acusações mas a verdade é que, os responsáveis do Sport Lisboa e Benfica sempre alertaram que a Academia de Alcochete não tinha as condições necessária para este jogo, o que os Srs. do Sporting fazem neste momento é apenas sacudir a água do capote e tentar julgar os outros e atribuir as culpas a outros quando na verdade a organização do jogo era só deles e eles tomaram todas as decisões que nos levaram a estes tristes acontecimentos.
A FPF decidiu entretanto que não haverá lugar a repetição do jogo até porque o Benfica deseja o jogo em campo neutro e o Sporting deseja a continuação da pouca vergonha em Alcochete. Resta-nos esperar pelas decisões da FPF mas desde já... Receio muito receio das decisões que poderão vir a ser tomadas por aquele órgão já que sempre foram exemplares a responsabilizar o Benfica e a deixar os verdadeiros arruaceiros impunes.

sábado, 20 de junho de 2009

mas eu não respondo...

"Parafraseando o nosso treinador, a todos os sócios e associados..." e começou desta maneira infeliz, pelo menos, um programa da Benfica TV, na noite em que Jorge Jesus foi apresentado como responsável técnico principal da equipa profissional de futebol do Sport Lisboa e Benfica. "Mas agora é o meu treinador", lá iam dizendo os comentadores residentes e ainda fizeram alusão aos cabelos e champôs, comparando a cabeleira de Jesus com a de Bettencourt, etc
Afinal em que ficamos? O Jorge Jesus é o nosso treinador ou não? e o que devemos esperar de um treinador de futebol?

O discurso do técnico foi claro, falou da história do Benfica e dos seus objectivos, quer ser campeão! Os jogadores vão jogar o dobro, percebo perfeitamente e compreendo. Resumindo, o homem sabe onde está e sabe os riscos que corre, perfeito, já tinha saudade.

Vou contar uma piada que achei muita graça, um amigo que foi militar em Timor dizia como já sabemos que as pessoas na tropa eram conhecidas pelo sítio de onde eram oriundos, o Setúbal, o Alcântara, o Beja, etc todos os camaradas eram assim tratados menos um, aquele, o tal, só dizia que era dos arredores de Lisboa e com muita insistência sempre ia fugindo ao concreto da pergunta. Era dos arredores de Lisboa, pronto. Passaram semanas, meses e anos e a resposta era sempre a mesma, persistente o jovem militar que também era conhecido pelo seu benfiquismo convicto, do Benfica e dos arredores de Lisboa. Até que no final do longo caminho de regresso à capital do império, no fim da viagem ele confessou a sua origem, era dos arredores de Lisboa de Vila Nova de Gaia, fantástico! achei muita piada, naquela ideia velha e descabida que Lisboa é Portugal e o resto era paisagem, mas a brincadeira teve muito mais que essa ideia, a ideia principal era dar grandiosidade à implantação do Benfica pelo Portugal de todos. Ele dizia portanto que o Benfica era tão grande que estendia Lisboa até ao Douro ahahahah muita piada.
O contrário também existe, o alfacinha que é tão provinciano que diz que Lisboa é edifício onde mora, já assisti a discussões bem interessantes a esse respeito, tipo, o Saldanha é o centro, nã nã, ripostava outro, Lisboa é o Bairro Alto e até os mandar calar era vê-los a argumentar os benefícios de morar ali, bem no centro da capital, enfim... O que não pode acontecer é um programa da Benfica TV abrir com uma citação do treinador, apresentado haviam minutos, foi gratuito, despropositado e merecia um pedido de desculpa ao mesmo no próximo programa, é o mínimo.
Afinal o que esperamos nós de um treinador da equipa profissional de futebol do Benfica? Competência e que ganhe títulos. certamente não lhes vamos pedir que discurse com a fluidez do advogado que fala, fala e fala bonito e não diz nada. Não! Sejamos lúcidos, de conversa bonita está o mundo cheio e vamos respeitar o próximo quando falhar o verbo, é bom não nos lembrarmos só do edifício onde por habitamos, que não interessa nada a não ser a nós.

Jorge Jesus é o treinador do Benfica, não é meu nem teu, e irá ser criticado pelo seu trabalho pela sua competência jamais pela falta verbo ou pelo seu cabelo, por isso quero-lhe desejar a melhor sorte do mundo, o futebol é um jogo. E prestar-lhe a minha homenagem pelo seu trabalho percorrido, admiro bastante o percurso de um homem que começa como o treinador Jorge Jesus o fez, parabéns! Acabou por chegar ao cimo, merece ser treinador do maior clube de Portugal!

Arredores de Lisboa, Odivelas, podem chamar-me por Odivelas, mas eu não respondo...

e pluribus unum

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O risco de ser mais um, e de não poder ser mais um

Tanto blogue sobre o tema Benfica que receamos que este, a voar sobre o Benfica, seja simplesmente mais um. A táctica só pode ser a de ganhar o desafio com um único objectivo, pensar positivo o colectivo Sport Lisboa e Benfica e todo o enorme universo que gravita à sua volta.

O momento actual é bom para pensarmos o Benfica; eleições, projectos em disputa, ideias. Por enquanto o clube será o que os sócios entenderem, enquanto as acções da SAD estiverem em maioria nas mãos do Sport Lisboa e Benfica, não perder de vista este poder é um objectivo fundamental.

Todas as eleições são importantes mas as de dia 3 de Julho próximo são fundamentais, será a próxima governação que negociará os novos direitos televisivos e é necessário que esteja à frente dos destinos do clube gente séria e que não se deixe vender, esperemos que seja um processo transparente. Portanto a massa associativa benfiquista tem de estar atenta, não só aos projectos de vida do clube como também à história pública dos concorrentes, será certamente importante tentar saber de onde vêm e ao que vêm os benfiquistas a eleger.

O clube está dotado de infraestruturas invejáveis, como nenhum outro em Portugal e muito poucos por esse mundo fora, portanto e apesar do imenso passivo, está recomendável ao negócio, os sócios têm na consciência a responsabilidade de não correr o risco de ser mais um, não, é fundamental escolher de entre os demais aquele que mais garantias lhes derem que serão eles a escolher sempre os destinos do glorioso Sport Lisboa e Benfica.

e pluribus unum

segunda-feira, 15 de junho de 2009

viva o Benfica